Irã pretende colocar usina nuclear em operação em 2009

TEERÃ - O Irã pretende colocar em operação sua primeira usina nuclear em 2009, depois de anos de atraso, afirmou na terça-feira a agência oficial de notícias Irna. A Rússia já entregou combustível atômico como prevê o contrato de US$ 1 bilhão de dólares envolvendo a construção da usina de Bushehr, na costa sudoeste do Irã, à beira do golfo Pérsico. Mas o início das operações ali viu-se adiado várias vezes por causa de questões como desavenças em torno dos pagamentos.

Reuters |

Os russos começaram a construir a usina em 1995, no lugar antes reservado para um projeto iniciado na década 70 pela empresa alemã Siemens. O projeto da Siemens acabou interrompido pela Revolução Islâmica de 1979 no Irã e pela Guerra Irã-Iraque (1980-88).

"O estágio de entrada em operação da usina de energia nuclear de Bushehr começou e esperamos que a usina de energia poderá entrar em atividade em 2009, conforme o acordo que selamos com os russos", afirmou, segundo a Irna, Mohsen Delaviz, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã. Delaviz não forneceu uma data mais precisa.

"Há um bom ambiente cercando as nossas relações com os russos e esperamos que eles honrem seus compromissos", acrescentou o porta-voz.

A Atomstroyexport, a empresa russa encarregada da construção da usina, disse em setembro que as obras aproximavam-se do fim e que iniciaria o "trabalho tecnológico" entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009, colocando a usina em um curso "irreversível de conclusão".

Analistas afirmam que a Rússia vem usando Bushehr como forma de pressionar o Irã em suas relações. Os russos haviam dito antes que previam o início das operações na usina ainda neste ano.

O Irã encontra-se em conflito com potências ocidentais devido a seu programa nuclear, que o governo iraniano afirma ter metas exclusivamente civis. Os EUA e seus aliados, no entanto, acusam o país de usar esse programa para encobrir o desenvolvimento de armas nucleares.

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG