Irã possui arsenal de mísseis

As forças armadas iranianas possuem vários mísseis de curto, médio e longo alcances, capazes de atingir Israel e as bases militares americanas na região.

AFP |

O chefe dos Guardiões da Revolução, o general Mohammad Ali Jafari, anunciou em maio passado a criação de um comando independente para reforçar o programa balístico do Irã.

Este programa é controlado pelos Guardiões da Revolução, o exército de elite do regime, criado no dia seguinte à vitória da revolução islâmica de 1979.

Não existem informações precisas sobre o número exato de mísseis que possui o Irã. Segundo fontes ocidentais, Teerã possuiria dezenas de Shahab 3 de longo alcance.

Segue uma lista dos diferentes tipos de mísseis iranianos:

- SHAHAB 3:

O míssil Shahab 3, que tem um alcance de 2.000 km e pode atingir o território israelense, distante de 1.000 km, é sem dúvida o carro-chefe do arsenal iraniano.

O novo Shahab 3 disparado nesta quarta-feira tem uma "ogiva de fragmentação" que permite efetuar "um tipo de bombardeio das bases militares, dos locais de reunião dos soldados e dos navios inimigos", segundo a agência Fars.

O Irã testou cerca de 10 Shahab 3 nos últimos anos.

Em novembro de 2007, o ministro iraniano da defesa, Mostafa Mohammad Najar, anunciou o teste de um novo míssil balístico de um alcance de 2.000 km, batizado Ashura (nome de um importante luto xiita).

Em setembro daquele ano, durante o grande desfile militar anual, Teerã já havia apresentado um exemplar do míssil de longo Ghadr-1, de um alcance de 1.800 km e funcionando com combustível líquido.

Os mísseis Ashura e Ghadr-1 parecem ser inspirados no Shahab 3.

Teerã conseguiu fazer esses mísseis funcionarem com combustível líquido, o que permite transportá-los de caminhão para dispará-los de qualquer lugar.

Os ocidentais estão preocupados com os progressos da indústria balística do Irã, pois eles acompanham o desenvolvimento do programa nuclear da República Islâmica. Washington teme que mísseis iranianos possam um dia levar uma carga nuclear a vários milhares de quilômetros de distância.

- SHAHAB 1 E 2:

O Irã também possui Shahab 1 e 2, de um alcance de 300 e 500 km, que são derivados do Scud.

- ZELZAL:

O míssil Zelzal tem um alcance máximo de 400 km.

- FATEH:

O míssil Fateh tem um alcance de 170 km.

- NAZEAT:

O míssil Nazeat tem um alcance de cerca de 100 km.

- FAJR:

Segundo fontes ocidentais, o Irã forneceu muitos mísseis Fajr-3 (45 km) e Fajr-5 (75 km) ao Hezbollah libanês.

- OGHAB:

O míssil Oghab também tem um alcance de 45 km.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG