Irã pede que novo Governo dos EUA se distancie do anterior

Teerã, 5 nov (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, aconselhou hoje o futuro Governo dos Estados Unidos que preste atenção às reivindicação dos cidadãos americanos de se distanciar dos enfoques errôneos da gestão anterior.

EFE |

"Esperamos que o novo Executivo dos EUA fique atento às exigências do povo do país, que consistem em se distanciar dos enfoques equivocados dos políticos atuais", disse Mottaki em coletiva de imprensa quando perguntado sobre a vitória do candidato democrata Barack Obama.

Segundo a agência estatal iraniana "Irna", o chanceler iraniano apontou, além disso, que a eleição de Obama demonstra que os cidadãos americanos querem mudanças essenciais na política interna e externa do país.

EUA e Irã mantêm rompidos seus laços diplomáticos desde que o levante lançado pelo aiatolá Khomeini em 1979 acabasse com o regime autoritário do último xá da Pérsia, Mohamad Reza Pahlavi.

Nos últimos anos, a relação entre ambos os países se caracterizou por disputas diplomáticas, especialmente sobre o polêmico programa nuclear iraniano. EFE ssa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG