Irã pede desarmamento nuclear de Israel e do resto do mundo

Bangcoc, 29 mar (EFE).- O Irã exigiu hoje o desmantelamento do arsenal nuclear de Israel e do resto do mundo e defendeu o direito ao enriquecimento de urânio para usar a energia atômica com fins civis e pacíficos.

EFE |

"O Irã reivindica o desarmamento nuclear no mundo, em particular no Oriente Médio, e a eliminação do arsenal nuclear de Israel", declarou o parlamentar iraniano Mohamed Hassan Aboutorabifard na Assembleia da União Interparlamentar realizada em Bangcoc.

"A República Islâmica do Irã continuará com suas atividades nucleares pacíficas", ressaltou o deputado. Segundo ele, o país cumpre com as cláusulas do Tratado de Não-Proliferação.

Tanto Europa quanto Estados Unidos defendem mais sanções internacionais contra Teerã pela recusa do regime iraniano em aceitar as propostas de enriquecimento de urânio no exterior para em seguida devolvê-lo ao Irã.

As novas sanções contempladas por Washington e seus aliados incluiriam uma proibição total de certas transações comerciais com o Irã. EFE grc/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG