Irã pede a países negociadores resposta positiva à carta sobre caso nuclear

Teerã, 14 out (EFE).- O porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Hassan Ghashghavi, pediu ao grupo de países negociadores uma resposta positiva e comprometida à carta enviada na semana passada pelo chefe da equipe de negociação iraniana para a questão nuclear, Saeed Jalili.

EFE |

Um jornal local publicou hoje declarações feitas em entrevista coletiva por Ghashghavi, nas quais ele incentivou o grupo formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, França, Reino Unido e China) e pela Alemanha a manter as negociações com a República Islâmica.

Neste sentido, disse que os integrantes do grupo de negocição "não têm outro remédio" do que criar um ambiente de confiança em relação à "pacífica atividade nuclear" do povo iraniano, disse Ghashghavi.

Em 6 de outubro, Jalili, que lidera os negociadores iranianos, enviou uma carta ao alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, representante do grupo de negociadores.

No texto, o Irã pediu que, nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, prevaleça o entendimento em lugar das pressões, e chegou a qualificar de ilógico o comportamento destes países. EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG