ações concretas para resolver conflito bilateral - Mundo - iG" /

Irã pede a EUA ações concretas para resolver conflito bilateral

Teerã, 14 fev (EFE).- O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, pediu hoje aos Estados Unidos para implementar ações concretas que ajudem a resolver os problemas que opõem os dois países há três décadas.

EFE |

Em entrevista reproduzida pela agência iraniana de notícias "Mehr", o ex-negociador nuclear iraniano pediu também a Washington que mude "o combate de boxe" por uma "partida de xadrez" no Irã, já que sua política, até o momento, não fez mais do que prejudicar seus próprios interesses no Oriente Médio e na Ásia Central.

"Os problemas entre Irã e Estados Unidos não são sentimentais e não podem ser resolvidos unicamente com discursos, precisam de ação.

(Os EUA) No passado violaram os direitos do povo iraniano e não mudaram sua atitude em relação a ele. Não é boxe, deve ser xadrez", disse Larijani a uma delegação de parlamentares gregos.

Estados Unidos e Irã romperam relações diplomáticas em abril de 1980 após o ataque iraniano à embaixada americana em Teerã e depois da vitória da Revolução Islâmica que derrubou o último xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohammed Reza Pahlevi.

Larijani reiterou que o diálogo pode ser benéfico às duas partes, porque "o que ocorre no Afeganistão, no Iraque, no Líbano e nos territórios palestinos é ruim para a região e também para os interesses dos Estados Unidos". EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG