Irã nega rumores de ataque em suas instalações nucleares

TEERÃ (Reuters) - Uma autoridade de primeiro escalão do setor nuclear iraniano negou na terça-feira rumores de que instalações nucleares do país teriam sido alvo de ataques. Esses boatos provocaram instabilidade nos mercados financeiros internacionais. É simplesmente um rumor. Não ocorreu nenhum ataque contra as instalações nucleares iranianas, disse a autoridade à Reuters, dias depois de uma reportagem afirmar que Israel simulou uma possível investida contra a República Islâmica.

Reuters |

Em Jerusalém, um porta-voz militar israelense disse à Reuters: 'Não temos conhecimento de nenhum incidente deste tipo no Irã'.

Na sexta-feira o New York Times citou autoridades norte-americanas que informaram que Israel realizou um grande exercício militar, aparentemente a simulação de um bombardeio contra unidades nucleares do Irã.

A reportagem aumentou as especulações em torno de um possível ataque contra instalações nucleares iranianas. Israel e Estados Unidos acusam a República Islâmica de buscar a construção de uma bomba atômica.

O Irã nega as acusações e insiste que suas ambições nucleares são pacíficas e têm o objetivo de gerar energia.

Os Estados Unidos afirmam que querem uma solução pacífica para o impasse, mas não descartam o uso da força.

Em resposta ao rumor de terça-feira, uma porta-voz da Quinta Frota dos EUA, estacionada no Barein, negou a existência de qualquer ataque militar norte-americano contra o Irã.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG