Irã não vai parar seu programa nuclear, diz Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira, ao chegar a Teerã, que o governo iraniano não cederá em seu programa nuclear.

AFP |

"Temos certeza de que o Irã, como já provou, não cederá em sua determinação de preservar o direito soberano deste povo de ter todo o equipamento e estrutura para usar a energia atômica com fins pacíficos", disse Chávez, em declarações transmitidas pela televisão pública venezuelana.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, negou na quinta-feira a possibilidade de novas sanções por parte das grandes potências, que pediram ao dirigente que negocie o caso na Assembleia Geral da ONU.

"Não há nenhuma prova de que o Irã está construindo ou fabricando uma bomba nuclear. Daqui a pouco, vão nos acusar também de estar fabricando uma bomba nuclear na Venezuela", disse Chávez.

Principal aliado de Ahmadinejad na América Latina, Chávez anunciou que a Venezuela está elaborando "um projeto para a construção de uma 'vila nuclear' em seu país, em cooperação com o Irã, para que o povo venezuelano tenha no futuro um maravilhoso recurso para usos pacíficos".

Teerã é a quarta escala de um giro internacional de Chávez, que já passou por Líbia, Argélia e Síria. O presidente venezuelano viaja em seguinda para Bielo-Rússia, Turcomenistão, Rússia e Espanha.



Leia mais sobre Irã - Venezuela

    Leia tudo sobre: irãnuclearvenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG