Irã manda aviso a militares dos EUA após vitória de Obama

Por Parisa Hafezi TEERÃ (Reuters) - O Irã alertou as forças dos Estados Unidos estacionadas no Iraque que irá responder a quaisquer violação do espaço aéreo iraniano, uma mensagem considerada por analistas como sendo direcionada ao novo presidente eleito mais do que ao Exército em si.

Reuters |

O comunicado do Exército iraniano, divulgado nesta quarta-feira na rádio estatal, acontece após combates entre as forças norte-americanas e a Síria na fronteira deste país, acontecimento condenado por Damasco e por Teerã.

Mas um político iraniano disse que o momento da divulgação do comunicado sugere que a mensagem se destina mais a Barack Obama, que venceu as eleições presidenciais na terça-feira, do que ao Exército dos Estados Unidos. O político afirmou também que a mensagem reflete a preocupação da linha dura do Irã, acusada por Obama de ameaçar um confronto com Washington.

Obama disse que aplicará sanções mais severas sobre o Irã, mas também considerou a possibilidade de conversar diretamente com suas autoridades para resolver os vários impasses entre os dois países, em especial o programa nuclear iraniano.

"Recentemente, helicópteros do Exército norte-americano foram vistos a uma distância pequena da fronteira entre o Iraque e o Irã e, por causa da proximidade com a fronteira, o perigo deles violarem nosso território é possível", disse a rádio estatal.

"As Forças Armadas iranianas vão responder a qualquer violação", disse a rádio, citando um comunicado do Exército do Irã.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG