Irã: Líder da oposição é levado para local desconhecido, diz site

Mehdi Karoubi e a mulher Fatemeh eram mantidos em prisão domiciliar há mais de duas semanas em Teerã

iG São Paulo |

AFP
Foto de junho de 2000 mostra Mehdi Karoubi, quando era porta-voz do Parlamento iraniano
Forças de segurança iranianas detiveram um dos líderes da oposição reformista iraniana, Mehdi Karoubi, e o levaram para um local desconhecido, segundo o site do opositor Sahamnews.org.

Segundo o portal, que cita um dos filhos de Karoubi, o ex-chefe do Parlamento reformista (2000-2004) e sua esposa, Fatemeh Karoubi, foram levados na noite de quinta-feira para um lugar não identificado. O casal era mantido em prisão domiciliar há mais de duas semanas, em sua residência no norte de Teerã.

"Pude falar durante alguns minutos com um dos vizinhos. Ele disse que várias viaturas policiais cercaram o prédio e em seguida partiram acompanhados por outro automóvel, que saiu da garagem. Desde então, o edifício foi totalmente esvaziado e todas as luzes estão apagadas", declarou um de seus filhos, cuja identidade não foi revelada.

Mehdi e Fatemeh Karoubi, além do outro líder opositor Mir Hossein Mousavi e sua esposa, foram detidos em prisão domiciliar depois de convocar uma manifestação proibida em 14 de fevereiro.

A prisão de Karoubi, segundo o site, acontece dias depois de forças de segurança iranianas terem prendido um dos filhos de Karoubi, Ali Karoubi, e sua mulher, Nafiseh Panahi. Segundo informou na terça-feira passada o site Sahamnews.org, a detenção de Ali ocorreu uma semana depois que seus simpatizantes saíram às ruas para protestar em mais de um ano.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: irãoposiçãoprisão domiciliarmehdi karoubimousavi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG