imparcial à frente da ONU - Mundo - iG" /

Irã lembra que Ban que deve ser imparcial à frente da ONU

Nações Unidas, 23 abr (EFE).- O Irã lembrou hoje ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que deve ser imparcial no exercício de seu cargo, depois que o diplomata criticou o discurso que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez contra Israel na conferência mundial sobre o racismo.

EFE |

Em carta enviada ao secretário-geral, o embaixador iraniano na ONU, Mohammad Khazaee, diz que as autoridades das Nações Unidas devem atuar sempre com "imparcialidade e igualdade".

"É preciso ter o máximo de cuidado para evitar que, aparentemente, as Nações Unidas e seus distintos líderes tratam de assuntos de forma seletiva, praticam dois pesos e duas medidas ou assumem posições tendenciosas", afirma Khazaee na nota.

Na segunda-feira, Ban criticou Ahmadinejad por "acusar, dividir e incitar" durante o dicurso que fez nesse mesmo dia na conferência sobre o racismo realizada em Genebra, na qual o líder iraniano denunciou o que chamou de política "racista" de Israel.

A carta de Khazaee tacha como "incompreensíveis" as reações ao discurso do líder iraniano, considerando "o silêncio que as Nações Unidas e suas autoridades fazem em relação aos horrendos crimes israelenses contra os palestinos inocentes" e às "ameaças" lançadas contra o Irã pelo "regime israelense".

Khazaee também criticou a decisão dos embaixadores europeus de deixar a sala da conferência quando o presidente da República Islâmica começou seus ataques a Israel, acusado de utilizar o Holocausto como pretexto para agredir o povo palestino.

Ahmadinejad foi alvo de "duras e desmerecidas críticas por simplesmente tentar expor a posição do país que representa", disse o embaixador.

Além disso, em seu discurso, o presidente iraniano expressou o que, na opinião do Irã, "é a posição da maioria dos membros das Nações Unidas a respeito da difícil situação do povo palestino (...)", acrescentou. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG