Irã lança novos bombardeios a bases de rebeldes curdos no norte do Iraque

Suleimaniya, 19 ago (EFE).- O Irã bombardeou áreas da província de Suleimaniya, no norte do Iraque, em um ataque contra as bases da facção iraniana do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na região, informaram hoje à Agência Efe fontes do Executivo regional.

EFE |

O prefeito da localidade de Zarawe, Azad Wisu, disse que na segunda-feira e durante meia hora a artilharia iraniana atacou as montanhas de Qandil, perto da fronteira, mas sem deixar danos.

Wisu acrescentou que aviões turcos também sobrevoaram a zona, situada na região de Pishdar, 165 quilômetros ao noroeste de Suleimaniya.

Os integrantes do Partido pela Vida Livre no Curdistão (Pejak), o braço iraniano do PKK, utilizam as montanhas de Qandil como esconderijo desde o nascimento da organização, em 2004.

Assim como o PKK, o Pejak pede a fundação de um Estado curdo independente.

Desde o ano passado, o Irã bombardeia áreas montanhosas do norte do Iraque para tentar eliminar os cerca de 2 mil combatentes que fazem parte deste grupo.

Este novo ataque ocorre poucos dias depois que o primeiro-ministro da Região Autônoma do Curdistão iraquiano, Nechervan Barzani, viajou ao Irã para tratar várias questões com as autoridades, entre elas o fim dos ataques.

Os curdos acusam Bagdá de não agir com firmeza para colocar fim às tensões na região, e pedem ao Irã, às Nações Unidas e à comunidade internacional o fim dos bombardeios e a aposta no diálogo. EFE fm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG