Irã lança 1º satélite de fabricação própria

Teerã, 3 fev (EFE).- O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite de fabricação própria, destinado à pesquisa, coincidindo com as celebrações do 30º aniversário da Revolução Islâmica de 1979, anunciou hoje a agência oficial Irna.

EFE |

O Omid, que significa "esperança" em persa, foi colocado em órbita na segunda-feira à noite com a ajuda da plataforma de lançamento Safir 2 por ordem do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Os componentes do Safir 2 e do Omid foram elaborados por cientistas iranianos com projetos de suporte de informática desenvolvidos em universidades do país.

O satélite dará 15 voltas ao redor da Terra a cada 24 horas e será controlado em duas ocasiões durante cada volta pelas estações terrestres, acrescentou a fonte.

O projeto foi iniciado em março de 2005 pela companhia iraniana Saa, como um primeiro passo para desenvolver tecnologia espacial própria.

O regime iraniano já tinha anunciado em novembro do ano passado a bem-sucedida implementação de sua segunda plataforma de lançamento espacial e a recuperação da sonda que transportava. EFE int-mr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG