Irã inaugura produção de submarinos capazes de lançar mísseis

Teerã, 25 ago (EFE).- O ministro da Defesa iraniano, Mustafa Mohammed Najjar, inaugurou hoje a produção de submarinos capazes de lançar alguns tipos de mísseis e transportar forças especiais, informou a agência de notícias iraniana Fars.

EFE |

Najjar, em cerimônia organizada para essa ocasião, destacou que a fabricação do submarino, denominado Al Qaim, ocorre dentro dos esforços do Governo iraniano para que as Forças Armadas contem com armamento sofisticado e moderno.

Nesse contexto, afirmou que, "graças a analistas e especialistas iranianos, o Ministério da Defesa conseguiu a auto-suficiência no setor da fabricação desse submarino e outros tipos de navios".

Além disso, Najjar disse que seu país, "com a efetiva presença (militar) no Golfo Pérsico, no mar de Omã e no Estreito de Ormuz, é considerado uma grande força ,capaz de manter a segurança e estabilidade dessas estratégicas regiões marítimas".

Segundo ele, a presença militar estrangeira (americana) é a maior ameaça à segurança do Golfo Pérsico e do Estreito de Ormuz, zonas através das quais se transporta 40% da produção mundial de petróleo.

"A retirada dessas tropas garantirá a segurança permanente a toda essa região", disse o ministro iraniano.

Em 12 de agosto, Najjar anunciou pela televisão publica o início da fabricação de embarcações invisíveis para o radar e submarinos não tripulados.

O alto funcionário detalhou que os dois equipamentos foram projetados e produzidos este ano, e disse que permitem elevar a capacidade militar do país.

Além disso, no início de agosto, o comandante da Guarda Revolucionária iraniana, o general-de-divisão Mohammed Ali Jaafari, anunciou o sucesso do lançamento de um míssil mar-mar de 300 quilômetros de alcance. EFE aj/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG