prontos para intervir - Mundo - iG" /

Irã: Guardas da Revolução estão prontos para intervir

Os Guardas da Revolução, a elite das forças armadas iranianas, e a milícia islâmica do Bassidj anunciaram nesta segunda-feira que estão totalmente prontos para intervir contra a oposição ao presidente Mahmud Ahmadinejad, no dia seguinte a manifestações que deixaram oito mortos.

AFP |

"Os Guardas da Revolução e o Bassidj estão totalmente prontos, se for necessário, a erradicar o complô (a oposição), e pedem à autoridade judiciária uma reação firme, sem restrições, contra os conspiradores", diz um comunicado divulgado no site da TV estatal.

Esta é uma resposta a "uma demanda nacional", acrescenta o texto.

Os Guardas da Revolução representam a unidade de elite das forças armadas iranianas e os milicianos do Bassidj vêm sendo muito utilizados pelo regime para coibir os protestos organizados pela oposição.

Várias personalidades próximas do poder pediram nesta segunda-feira à justiça que puna rapidamente os líderes da oposição pelas manifestações de domingo.

A Organização da Propaganda Islâmica, responsável pela organização dos principais eventos oficiais, convocou a população para uma grande reunião quarta-feira em Teerã "contra os que não respeitaram os valores do Ashura", em alusão à oposição que aproveitou este dia de luto religioso xiita para organizar seus protestos.

bur/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG