Irã expressa irritação com críticas de embaixadora dos EUA na ONU

Nações Unidas, 26 fev (EFE).- O Irã criticou hoje duramente a nova embaixadora dos Estados Unidos perante a ONU, Susan Rice, por repetir as mesmas e gastas acusações contra Teerã defendidas pelos responsáveis do Governo anterior em Washington.

EFE |

"É uma lástima que, de novo, escutemos as mesmas alegações gastas, desmerecidas e infundadas que costumavam ser repetidas sem justificativa e inutilmente pela Administração anterior", assegurou o embaixador iraniano perante a ONU, Mohammad Khazaee.

As declarações estão contidas em carta enviada ao presidente do Conselho de Segurança, o embaixador japonês Yukio Takasu.

Desta forma, o representante iraniano se referiu ao discurso feito por Rice horas antes em reunião do principal órgão e que tinha como tema a situação no Iraque.

Durante o discurso, a embaixadora americana fez referência ao Irã e repetiu a opinião de Washington de que o país promove o terrorismo fora de suas fronteiras e tenta obter armas nucleares.

Os Estados Unidos "tentarão colocar fim às ambições do Irã de obter capacidades nucleares ilícitas e a seu apoio ao terrorismo", afirmou Rice.

As palavras irritaram a delegação iraniana, que, pouco depois, enviou uma carta ao Conselho de Segurança e à imprensa.

"Em vez de formular alegações contra outros, os Estados Unidos deveriam adotar medidas concretas para corrigir as políticas e práticas equivocadas do passado em relação a outros países", disse Khazaee na carta. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG