totalmente disposto a conversar com os EUA, diz embaixador do país - Mundo - iG" /

Irã está totalmente disposto a conversar com os EUA, diz embaixador do país

Nova York, 1 dez (EFE).- Irã está completamente disposto a participar de negociações com os Estados Unidos se seu próximo presidente, Barack Obama, cumprir com sua promessa eleitoral de eliminar qualquer condição prévia, segundo um diplomata iraniano.

EFE |

Em entrevista publicada hoje pelo jornal americano "The Wall Street Journal", o embaixador do Irã perante a Agência Internacional para a Energia Atômica (AIEA) em Viena, Ali Ashgar Soltanieh, diz que se Obama não pedir qualquer condição prévia, abriria o caminho para uma melhora notável nas relações bilaterais.

"Se estas mudanças forem autênticas, e não cosméticas, então haveria otimismo sobre (a possibilidade de) uma eventual mudança na política externa dos EUA em direção ao Irã, disse Soltanieh, durante a entrevista, realizada na sede da AIEA na capital austríaca.

"Estamos completamente dispostos a nos sentar na mesa de negociações com todos os países, sempre que não haja condições prévias e que estejamos todos em uma situação de igualdade", acrescentou.

Os Estados Unidos e o Irã romperam seus laços diplomáticos após o triunfo em 1979 da revolução islâmica que acabou com o regime do último Xá da Pérsia, o pró americano Mohamad Reza Pahlevi.

Após uma tímida aproximação durante a Administração do ex-presidente americano Bill Clinton, as relações entre Teerã e Washington se deterioraram ainda mais em 2002, após um programa nuclear secreto iraniano ser publicado, que segundo os Estados Unidos e Israel persegue a aquisição de um arsenal de armamento nuclear.

Teerã nega esta acusação e assegura que o objetivo de seu projeto atômico é o uso civil pacífico. EFE wm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG