Irã está disposto a retomar discussões sobre programa nuclear

Segundo chanceler Manuchehr Motaki, República Islâmica quer retomar negociação com grupo de Viena e países do 5+1

AFP |

O Irã está disposto a retomar as discussões com as grandes potências do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha - mais a Alemanha) sobre seu programa nuclear. A informação foi confirmanda pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Motaki.

Durante uma conversa em Nova York com o colega chinês Yang Jiechi, Motaki reiterou que o Irã está disposto a negociar com o grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia e França) e com os países do 5+1, principais interlocutores de Teerã na questão nuclear.

"As negociações podem chegar a bom termo se forem justas e se ficar reconhecido o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear", afirmou o chanceler.

Em junho, o Irã congelou os contatos sobre o polêmico programa nuclear com o grupo como represália às novas sanções aprovada no Conselho de Segurança contra o país.

As grandes potências suspeitam que a República Islâmica deseje produzir armas nucleares, apesar dos desmentidos de Teerã. O governo iraniano também destacou que pretende continuar discutindo com o grupo de Viena a questão específica de uma eventual troca de combustível nuclear sob a vigilância da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG