Irã está disposto a discutir com os EUA se eles mudarem de posição

O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, se disse disposto a discutir com os Estados Unidos sem condições prévias se eles apresentarem um conceito novo, em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung (SZ).

AFP |

"A querela sobre o nuclear não é um problema sem solução se aceitarmos mudar de posição. Estamos dispostos a discutir sem condições prévias. Mas para isso é preciso um verdadeiro ponto de partida", disse o ex-negociador iraniano sobre o nuclear, nesta entrevista, que será divulgada segunda-feira.

Ele disse que espera um "conceito" da parte dos EUA. "Se os americanos estão verdadeiramente dispostos a resolver os problemas, então eles devem apresentar seu conceito", declarou Larijani.

Segundo ele, não há por enquanto "nenhuma oferta concreta" dos americanos e declarações em entrevistas ou em discursos não bastam.

"Vimos na imprensa que os americanos estariam prontos também a falar com a gente sem condições prévias. Mas o velho ditado sobre o morde e assopra continua", acrescentou.

O vice-presidente americano, Joe Biden, indicou sábado, em Unique, que os Estados Unidos, estão dispostos a falar com o Irã e oferecer-lhe uma escola calara entre o isolamento, se ele mantiver a mesma atitude, e importantes recompensas, se ele mudar de comportamento.

ak/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG