Irã espera usar centrífugas de nova geração em março de 2011

O Irã colocará em funcionamento uma nova geração de centrífugas nucleares antes de março de 2011, indicou nesta sexta-feira o chefe da Agência iraniana de energia atômica Ali Akbar Salehi, citado pela agência Fars.

AFP |

"O Irã espera poder utilizar a nova geração de centrífugas até o fim do próximo ano iraniano (março de 2011) depois de ter solucionado os problemas e defeitos", disse Salehi.

"Neste momento, instalamos protótipos para avaliar os problemas desta nova geração", acrescentou Salehi.

"Não temos pressa para entrar na fase industrial", disse Salehi, acrescentando que as novas centrífugas foram batizadas IR3 e IR4.

"Atualmente, o Irã tem mais de 6.000 centrífugas em suas instalações nucleares", afirmou Salehi.

Em setembro passado, Salehi havia anunciado que o Irã havia conseguido fabricar uma nova geração de centrífugas mais eficaz, acrescentando que estava testando cascatas de 10 centrífugas.

"Estas centrífugas podem multiplicar por mais de cinco a capacidade de enriquecimento de urânio do Irã, mas o objetivo é conseguir multiplicá-la por dez", indicou Salehi.

O urânio enriquecido pode servir tanto para produzir energia como para fabricar uma arma atômica.

Os países ocidentais e Israel suspeitam que o Irã tenha um programa nuclear secreto com objetivos militares, o que o governo iraniano desmentiu reiteradas vezes.

aet/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG