Irã entrega proposta de diálogo nuclear às grandes potências

TEERÃ - O Irã entregou nesta quarta-feira aos representantes das grandes potências encarregadas de discutir seu controverso programa nuclear o novo pacote de propostas para retomar as negociações envolvendo a questão.

Redação com agências internacionais |

O ministro das Relações Exteriores, Manuchehr Motaki, entregou aos ministros da Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha, assim como à embaixadora da Suíça, que representa os interesses americanos no Irã, um exemplar das propostas iranianas durante uma breve cerimônia organizada no chancelaria.

Na terça-feira, o chanceler iraniano Manuchehr Mottaki anunciou que as propostas haviam sido atualizadas, levando em consideração os processos desenvolvidos no mundo.

Mottaki completou que o conjunto de propostas permitirá criar "uma nova oportunidade para discussões na perspectiva de uma cooperação mútua".

Diálogo

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou na segunda-feira que estava pronto para o diálogo sobre os "desafios" enfrentados pelo mundo, mas deixou claro que não recuaria em relação ao programa nuclear. O Irã afirma que o programa tem como objetivo a geração de energia para fins pacíficos.

Ahmadinejad desdenhou do prazo até o fim de setembro dado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o Irã dialogar com as potências mundiais sobre seu programa nuclear, afirmando que em sua opinião a questão está "encerrada" e Teerã não irá negociar seus "direitos".

O Irã está pronto para negociar e cooperar com "um uso pacífico e limpo da energia nuclear" disponível para todos os países e em evitar a proliferação de armar nucleares, disse Ahmadinejad na segunda-feira.

Obama deu um prazo até o fim de setembro a Teerã para negociar com as seis potências sobre benefícios comerciais caso interrompa seu programa nuclear, caso contrário enfrentará mais sanções.

* Com AFP e Reuters

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG