Irã e Rússia anunciarão nesta quarta-feira a data de entrada em funcionamento da central nuclear de Buchehr, no sul da República Islâmica, indicou nesta terça-feira a agência iraniana Irna citando uma autoridade russa.

"A data exata do início das operações da central nuclear de Buchehr será anunciada na quarta-feira" nessa usina, declarou à Irna em Moscou o porta-voz da Agência Federal Russa de Energia Atômica, Serguei Novikov.

Segundo Novikov, a central, de 1.000 megawatts, "será testada amanhã (quarta-feira) com combustível virtual, que não é nuclear".

Esse início de funcionamento "técnico" tem como objetivo testar os equipamentos e antecede o início da produção de energia nuclear, que poderá começar em um prazo de dois ou três meses, explicou o porta-voz Novikov.

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou em um relatório que Teerã informou que o fornecimento de combustível para o reator de Buchehr estava previsto para o segundo trimestre de 2009.

O combustível, fornecido pela Rússia, é atualmente armazenado pela AIEA.

A construção da central de Buchehr foi adiada várias vezes, tendo como pano de fundo as tensões geradas pelo programa nuclear iraniano, que os ocidentais temem que tenha fins militares.

Teerã insiste que esse programa tem apenas objetivos civis.

fpn-jds/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.