muito provavelmente na Turquia - Mundo - iG" /

Irã e comunidade internacional se reunirão muito provavelmente na Turquia

Bruxelas, 15 set (EFE).- Turquia será muito provavelmente a sede da reunião de 1º de outubro entre Irã e a comunidade internacional, que em geral não tem expectativas exageradas sobre este encontro, admitiu hoje o chefe da diplomacia europeia, Javier Solana.

EFE |

"É difícil julgar como vão acabar as negociações antes que comecem, (mas) é verdade que não há em geral expectativas exageradas", disse Solana, que esteve ontem numa reunião do grupo 5+1 com o chefe negociador iraniano para temas nucleares, Saeed Jalili.

As potências do Grupo 5+1 (Rússia, França, China, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha) e a UE se reunirão com o Irã "muito provavelmente" na Turquia, esclareceu o Alto Representante antes da segunda jornada do Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE.

O mesmo tom de cautela sobre o encontro, com o qual se querem começar a esclarecer as intenções do programa nuclear iraniano, mostrou o ministro de Exteriores sueco e presidente rotativo do Conselho, Carl Bildt.

"Não espero que os temas pendentes se resolvam em reunião, mas só o fato de que ela irá acontecer já é um pequeno passo positivo", afirmou.

Os ministros de Assuntos Exteriores da UE realizaram na segunda-feira um jantar de trabalho centrado nas relações com o Irã, que assegura que segue disposto a ter um diálogo construtivo com a comunidade internacional. EFE met/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG