Afirmação é feita por secretário de Defesa dos EUA durante depoimento no Senado americano

O Irã tem a capacidade de lançar um ataque contra a Europa com "dezenas ou até centenas" de mísseis, o que levou os Estados Unidos a revisar seu sistema de defesa antimísseis, revelou na quinta-feira o secretário americano da Defesa, Robert Gates.

A Casa Branca decidiu em setembro mudar seu projeto de escudo antimísseis na Europa por causa da ameaça dos mísseis iranianos de longo alcance sobre seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

"Um dos elementos (proporcionados pelos serviços de inteligência) que contribuíram para a decisão (de mudar o sistema de defesa antimíssil) foi a consciência de que, se o Irã chegar a lançar um ataque de mísseis contra a Europa, não será com um ou dois mísseis nem com um punhado", disse Gates durante audiência no Senado americano.

Em um ataque iraniano "potencialmente teríamos dezenas, até centenas de mísseis" contra a Europa, destacou Gates, acrescentando que apoia o novo projeto, "capaz de proteger nossas tropas, nossas bases, nossas instalações e nossos aliados".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.