Irã e Barein assinam acordo de segurança e destacam relações bilaterais

Teerã, 25 dez (EFE).- Os ministros de Exteriores de Irã e Barein assinaram hoje em Teerã um acordo de segurança e destacaram as boas relações bilaterais, em um momento de tensão entre o primeiro país e as nações árabes do Golfo Pérsico.

EFE |

A agência iraniana "Fars" informa do tratado, sem detalhar o conteúdo do mesmo. Segundo o veículo de comunicação, o ministro de Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, e seu colega barenita, o xeque Khaled bin Mohammed al-Khalifa, assinaram este acordo ao fim de uma reunião realizada esta manhã em Teerã.

Em seguida, o chefe da diplomacia de Barein que compareceu junto a seu colega em entrevista coletiva e afirmou que o país mantém com Teerã "a melhor relação".

Por sua parte, Mottaki qualificou de positivas as relações entre Irã e Barein, assim como com todos os países-membros do Conselho de Cooperações do Golfo (CCG), formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Omã e Barein.

"Nos últimos quatro anos, se fortaleceram as boas relações do Irã com Barein e com outros países-membros do Conselho de Cooperações do Golfo", disse o chefe da diplomacia iraniana.

Mottaki destacou a importância da participação do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na cúpula que o CCG fez em Doha em dezembro de 2007 para a entrada em "uma nova fase" de relações.

Além disso, ressaltou que a ampliação da cooperação entre os países da região pode ser útil para enfrentar a atual crise econômica internacional.

O programa de desenvolvimento nuclear iraniano, assim como a cada vez maior presença militar de Teerã na águas dos golfos de Áden e do Pérsico, levantaram as suspeitas dos regimes árabes da região, que sempre viram o Irã como um concorrente regional. EFE msh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG