novo marco de cooperação - Mundo - iG" /

Irã e AIEA estabelecem novo marco de cooperação

Irã e AIEA estabeleceram um novo marco de cooperação relacionado à investigação da Agência Internacional de Energia Atômica sobre as atividades nucleares de Teerã, indicou nesta terça-feira o chefe do organismo iraniano para a energia nuclear, Ali Akbar Salehi.

AFP |

"Chegamos a um acordo para estabelecer um novo marco para uma cooperação mais intensiva no futuro", declarou Salehi, após um encontro com o atual chefe da AIEA, Mohamed ElBaradei.

"Os detalhes (sobre este acordo) serão revelados no momento oportuno. Acreditamos que o ambiente internacional é muito propício para este assunto", acrescentou Salehi, indicando, contudo, que esta cooperação não incluirá as acusações, consideradas "sem fundamento" por Teerã, relacionadas a estudos sobre a militarização do programa nuclear iraniano.

Esta questão é, entretanto, o centro da investigação de mais de seis anos da AIEA sobre o programa nuclear do Irã.

"Os pretendidos estudos são, no nosso ponto de vista, um assunto sem pertinência", indicou o representante iraniano, considerando que se trata de "uma ficção". A AIEA não fez comentários sobre a observação de Salehi.

Por outro lado, em Moscou, o porta-voz do Ministério russo de Relações Exteriores, Andrei Nesterenko, declarou que o Irã está disposto a realizar "discussões construtivas" com as grandes potências sobre seu programa nuclear, levando em conta as últimas propostas que apresentou.

"O pacote iraniano reflete uma vontade de realizar negociações profundas e construtivas com os Seis", declarou Nesterenko.

As seis grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e o Irã devem se reunir no dia 1º de outubro para negociar um novo pacote de propostas iranianas. A reunião será, sem dúvida, a última oportunidade antes da imposição de novas sanções ocidentais.

spm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG