Irã diz ter nova proposta para ONU sobre programa nuclear

O Irã afirma que vai apresentar uma nova proposta ao Conselho de Segurança da ONU para tentar negociar o fim da polêmica envolvendo seu programa nuclear, de acordo com a imprensa iraniana.

BBC Brasil |

O principal negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, disse a uma emissora de televisão do país que a proposta será apresentada para os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, França e China. O documento também será enviado para a Alemanha, que também analisará a oferta iraniana.

Representantes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha se reunirão, nesta quarta-feira, em Frankfurt e devem discutir novas sanções - mais rigorosas - contra o Irã.

Estratégia

Diversas nações ocidentais acusam o Irã de usar seu programa nuclear como fachada para a fabricação de armas. A alegação é rejeitada pelo governo iraniano, que afirma desejar apenas obter energia.

Na semana passada, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu que o Conselho de Segurança da ONU aplique o que chamou de "sanções paralisantes" para pressionar o Irã.

Mas, até agora, a estratégia da comunidade internacional tem sido aplicar uma tática que mistura pressão e ofertas ao mesmo tempo. Entre outras exigências, o Irã pode receber benefícios comerciais se suspender o programa de enriquecimento de urânio.

O presidente americano, Barack Obama, havia dado o prazo até o final de setembro para que o Irã aceitasse discutir o assunto.


Leia mais sobre programa nuclear do Irã

    Leia tudo sobre: irãnuclearsanções

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG