Irã diz só faltar um teste para ligar central nuclear

Teerã, 8 fev (EFE).- O reator nuclear de Bushehr começará a operar em breve, assim que for feito o último teste para que entre em funcionamento, anunciou hoje o diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi.

EFE |

Salehi também pôs data para a construção das dez usinas nucleares anunciadas no ano passado pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, que, segundo o funcionário, começarão a sair do papel ao longo do próximo ano persa, que começa em 21 de março.

O diretor da agência nuclear iraniana explicou que, na central de Bushehr, que está sendo construída com ajuda russa, "só falta o tetes com a água temperada". "Depois, ela poderá entrar em funcionamento", destacou.

"Uma vez feito o teste, será injetado combustível no coração do reator", declarou Salehi à agência de notícias local "Fars".

O reator nuclear de Bushehr, situado no litoral sul do Irã, junto ao Golfo Pérsico, começou a ser construído nos anos 1970, por um consórcio de empresas ocidentais que abandonou o projeto após o triunfo da Revolução Islâmica, em 1979.

Em 1992, Irã e Rússia assinaram uma acordo para concluir o projeto até 1999. Uma década depois, Moscou se comprometeu a entregar o reator a Teerã em 2010. EFE msh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG