Irã diz que vitória de Obama mostra fracasso das políticas de Bush

Teerã, 5 nov (EFE).- O Irã considerou hoje o triunfo de Barack Obama nas eleições americanas como uma demonstração do fracasso da política externa do ainda presidente George W.

EFE |

Bush, e insistiu em que os Estados Unidos devem mudar de atitude.

"O povo americano tem de mudar suas políticas para sair do atoleiro ao qual foi levado pelo presidente Bush", disse Gholamali Haddad Ali, conselheiro do líder Supremo da Revolução Islâmica no Irã, Ali Khamenei.

"Obama deve abandonar o rumo tomado por Bush até agora", insistiu o conselheiro, citado pela agência oficial de notícias local "Irna".

Estados Unidos e Irã romperam seus laços diplomáticos desde que o levante instigado pelo aiatolá Khomeini em 1979 acabasse com o regime autoritário do último Xá da Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi.

Nos últimos anos, a relação entre os dois países se caracterizou pelo enfrentamento, especialmente no que diz respeito ao polêmico programa nuclear iraniano.

Washington acusa Teerã de esconder um projeto para adquirir um arsenal de armas nucleares, enquanto o Irã assegura que seu único propósito é o uso civil dessa energia.

Durante sua campanha, Obama se mostrou disposto a dialogar com o regime iraniano, e apoiou a possibilidade de retomar os contatos diplomáticos entre os dois países.

No entanto, ao mesmo tempo afirmou que a opção militar não foi descartada. EFE ju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG