proposta adequada para resolver caso nuclear - Mundo - iG" /

Irã diz que tem proposta adequada para resolver caso nuclear

Teerã, 28 abr (EFE).- O principal negociador iraniano no âmbito nuclear, Sayed Jalili, anunciou hoje que seu país tem uma proposta adequada para retomar a negociação com a comunidade internacional e resolver a disputa gerada pelo programa nuclear iraniano.

EFE |

Jalili fez esta proposta após sua reunião em Teerã com o secretário-adjunto do Conselho de Segurança da Rússia, Valentin Sobolev, que chegou neste domingo à noite ao Irã para falar sobre as relações bilaterais em matéria de segurança e analisar a cooperação nuclear entre os dois países.

O responsável iraniano, citado pela televisão "Alalam", não informou detalhes sobre a proposta de seu país, mas reiterou que "pode ser uma base adequada para retomar a negociação" com o grupo formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha.

Também disse que a proposta será anunciada em pouco tempo, que "inclui vários pontos, especialmente nos perfis político e da segurança", e que seu principal objetivo é "cooperar a favor da segurança internacional".

"O Irã acredita que é possível negociar com as potências influentes que têm a vontade de estabelecer a paz e a segurança no mundo com base no respeito mútuo", acrescentou.

No entanto, Jalili deixou claro que o Irã "negociará apenas com os países que reconhecem os direitos e a soberania dos povos", em aparente alusão a que os iranianos não pretendem suspender suas atividades atômicas, que alegam serem pacíficas.

O Irã tinha rejeitado a proposta com incentivos do grupo de negociação para que Teerã suspendesse o enriquecimento de urânio, que pode ter uso tanto civil quanto militar.

"É possível negociar com as potências que são influentes no cenário internacional e adotam uma política justa (...). Propusemos que as potências que podem influir na segurança do mundo comecem a negociar sobre diferentes assuntos", disse Jalili.

O responsável iraniano disse também que Teerã e Moscou "coincidem sobre vários assuntos", e as negociações que manteve com Sobolev, incluíram também a cooperação no âmbito da segurança.

A Rússia está construindo um reator nuclear para o Irã na região de Bushehr, no oeste iraniano, e fornece combustível nuclear à República Islâmica. EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG