Irã diz que seus mísseis podem atingir alvos nucleares em Israel

Teerã, 4 mar (EFE).- O Exército iraniano possui mísseis de longo alcance capazes de alcançar as usinas nucleares existentes em Israel, advertiu hoje o comandante-chefe da Guarda Revolucionária, Mohamad Ali Jafari.

EFE |

Em declarações divulgadas pela agência local de notícias "Fars", o principal responsável do poderoso corpo de elite iraniano ressaltou que "qualquer instalação nuclear israelense está dentro do raio de alcance dos mísseis iranianos".

"Nossa doutrina é defensiva, mas, em caso de qualquer tentativa de ataque dos inimigos, incluindo do regime sionista, teríamos a capacidade de respondê-los de forma firme", disse.

O regime iraniano está submetido a um estrito embargo econômico e armamentístico desde a vitória, em 1979, da Revolução Islâmica que derrubou o último Xá de Pérsia, o pró-ocidental Mohamad Reza Pahlevi.

No entanto, em 1992, iniciou seu próprio programa de desenvolvimento militar que lhe permitiu fabricar carros de combate, baterias antiaéreas e mísseis de longo alcance capazes de alcançar alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância.

Os Estados Unidos, com apoio de União Europeia e Israel, acusam o regime iraniano de esconder um programa nuclear paralelo para a aquisição de armas atômicas.

Irã nega a denúncia e insiste em que seu propósito é apenas obter energia para uso civil. EFE msh-jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG