Irã diz que problemas com EUA só serão resolvidos com mediação de outro país

Teerã, 17 nov (EFE).- O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Hassan Ghashghavi, afirmou hoje que os problemas entre o seu país e os Estados Unidos vão além de questões políticas normais e que só serão solucionados através da mediação de um terceiro país.

EFE |

Segundo a agência iraniana "Mehr", Ghashghavi afirmou isto durante sua habitual entrevista coletiva semanal na sede do Ministério, no sul de Teerã.

O porta-voz da diplomacia iraniana se referia desta forma à disposição anunciada pela Turquia de mediar um acordo entre os Governos de Teerã e Washington, que não mantêm relações desde a Revolução Islâmica de 1979 e o ataque de estudantes iranianos à embaixada dos EUA em Teerã.

Nos últimos anos, a relação entre os dois países se caracterizou pelo confronto, especialmente em relação ao polêmico programa nuclear iraniano.

Washington acusa Teerã de ocultar um projeto para conseguir um arsenal de armas nucleares, enquanto o Irã afirma que seu único propósito é o uso civil desta energia.

"Naturalmente nós estudaremos a postura dos EUA e, assim como os outros países do mundo, estamos esperando para ver se há uma mudança séria nas posturas deste país, como afirmou Barack Obama (presidente eleito dos EUA) em sua campanha eleitoral", declarou. EFE msh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG