negociar por negociar programa nuclear - Mundo - iG" /

Irã diz que não vai negociar por negociar programa nuclear

Madri, 9 fev (EFE).- O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, disse hoje que não vai negociar por negociar o programa nuclear, e pediu aos Estados Unidos que coloquem de forma evidente e clara sua proposta, para que possa ser possível chegar a uma solução definitiva.

EFE |

"Se existe algum plano, que o coloquem diplomaticamente.

Discursos não fazem falta", acrescentou Larijani em entrevista coletiva em Madri, depois de neste fim de semana o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, dizer que seu país está disposto a falar com o regime de Teerã.

Em seu discurso na Conferência de Segurança em Munique, Biden advertiu, no entanto, que "o Irã tem de decidir se continua com o caminho do isolamento ou se abandona seus planos atômicos e seu apoio ao terrorismo".

Depois de se reunir em Madri com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o titular de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, Larijani insistiu em que se os EUA apresentarem "um plano preciso, o Irã estará disposto a analisá-lo".

"Se o Irã sentir que existe de verdade uma decisão firme para solucionar os problemas da região, entender que a mudança da qual falam os americanos é estratégica e não tática, e que as negociações com o Irã ajudam nos interesses nacionais e da região, o Irã poderá tomar uma decisão. Esse sentimento tem de aparecer", acrescentou.

EFE ep/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG