Irã diz que não mudou sua postura na disputa nuclear

Teerã, 18 ago (EFE).- O representante iraniano perante a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltaniyeh, afirmou hoje que a postura do Irã não mudou e que seu objetivo é continuar com o desenvolvimento civil de seu programa nuclear e cooperar com a citada organização.

EFE |

"A principal política do Irã é continuar as atividades nucleares pacíficas e cooperar com a AIEA", disse Soltaniyeh, em declarações divulgadas pela televisão estatal iraniana.

A comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusa o regime iraniano de esconder, sob seu programa civil, um projeto militar paralelo cujo objetivo final seria obter um arsenal de armas atômicas, algo que Teerã nega e insiste em que sua meta é o uso estritamente civil da energia nuclear.

No entanto, não permite as inspeções de surpresa da AIEA, como pede a comunidade internacional.

Durante a última região do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), os Estados Unidos e várias potências mundiais fixaram setembro como data limite para que o Irã responda ao pedido de diálogo.

Logo após ser reeleito, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou, em entrevista coletiva, que seu país está preparando uma nova proposta para o grupo formado por todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG