Irã diz que filha de Bin Laden está em embaixada em Teerã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse ter sido informado de que uma das filhas do líder da rede extremista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, estaria abrigada na embaixada da Arábia Saudita na capital iraniana, Teerã.

BBC Brasil |

Em declarações divulgadas pela televisão iraniana, o chanceler afirmou que "ainda não está claro" como ela conseguiu chegar ao local, mas que, caso obtenha os documentos necessários, ela poderá deixar o país.

"Há pouco, a embaixada da Arábia Saudita informou o Ministério do Exterior por meio de uma nota de que uma das filhas de Bin Laden está na embaixada saudita. Nós não sabemos como ela chegou ao local ou como ela entrou no país", disse Mottaki em declarações transmitidas pela TV iraniana na quinta-feira.

O ministro também afirmou que não pôde confirmar que a pessoa é realmente filha de Bin Laden, mas que a representação diplomática saudita a identificou como tal.

Filhos

A informação foi divulgada na mesma semana em que surgiram notícias de que diversos filhos do líder da rede extremista Al-Qaeda estariam vivendo em um complexo no Irã, após terem fugido do Afeganistão em 2001. De acordo com estas informações, eles raramente estariam autorizados a deixar o local onde moram.

Um dos filhos de Bin Laden, Omar, teria afirmado ao jornal saudita Asharq Al-Awsat que sua irmã de 17 anos teria fugido para a embaixada saudita em Teerã para tentar deixar o Irã.

Omar também teria declarado que outros cinco de seus irmãos e uma das esposas de seu pai estariam vivendo sob prisão domiciliar em Teerã.

Família

O jornal britânico The Times, em reportagem publicada no último dia 23, também informou que onze netos de Bin Laden estariam vivendo em um complexo perto de Teerã, de onde não poderiam sair.

Ainda segundo a publicação britânica, há cerca de oito anos não se sabia da localização da família Bin Laden, com informações desencontradas de que alguns teriam morrido em atentados e de que outros teriam se juntado à rede extremista do pai.

O jornal diz que os membros da família que vivem no Irã estariam buscando autorização para sair do país. O governo do Irã negou por diversas vezes que membros da família do líder da Al-Qaeda estivessem no país.

Leia mais sobre Bin Laden

    Leia tudo sobre: bin ladenirã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG