Irã diz que construirá reator de água leve em Arak, ao sul de Teerã

Teerã, 8 abr (EFE).- O diretor do Organismo da Energia Atômica do Irã (OEAI), Gholam Reza Aghazadeh, anunciou hoje que seu país construirá um reator de água leve de 360 megawatts na usina nuclear de Arak, cerca de 300 quilômetros ao sudoeste de Teerã.

EFE |

Aghazadeh fez esta declaração no discurso inaugural da cerimônia para comemorar o "Dia Nacional da Energia Atômica", que lembra o primeiro aniversário da produção de combustível nuclear em nível industrial feita pelo Irã.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou esta manhã que seu país iniciou a instalação de outras seis mil centrífugas para o enriquecimento de urânio na central de Natanz (centro), onde o país já possui outras três mil máquinas instaladas.

"Os técnicos iranianos estão desenhando a construção de um reator de água leve de 360 megawatts apesar das pressões, das dificuldades, das sanções e da falta de cooperação da comunidade internacional", disse Aghazadeh, segundo a televisão estatal.

Além disso, afirmou que a República Islâmica "realiza os últimos preparativos para produzir o combustível necessário para o início dessa planta".

Teerã assegura que suas atividades nucleares são pacíficas, mas os Estados Unidos e a União Européia suspeitam que têm fins militares.

Durante a cerimônia, o presidente Ahmadinejad deve pronunciar um discurso no qual se espera que anuncie "novas notícias" sobre o programa atômico de seu país. EFE msh-fa/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG