Irã diz preparar novos termos para dialogar com Ocidente

Teerã, 11 jul (EFE).- O Irã prepara um pacote para dialogar com o Ocidente fundamentado em sua nova visão de política, economia e segurança no mundo, anunciou hoje o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki.

EFE |

Em coletiva de imprensa em Teerã, o chefe da diplomacia iraniana revelou que a nova proposta servirá de base para qualquer tipo de negociação futura.

"O pacote será uma boa base para dialogar com o Ocidente. Nele estará incluída a postura do Irã sobre questões de política, segurança e relações internacionais", disse o ministro.

Mottaki não esclareceu, no entanto, se os novos termos são os mesmos que seu país preparava já em maio para apresentar ao grupo negociador, com o objetivo de abordar a polêmica nuclear.

Em 15 de junho, logo após anunciar sua polêmica vitória eleitoral, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ressaltou que a proposta mudaria e seria adaptada "à nova situação criada no país".

O grupo responsável pela negociação nuclear, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, acusa o Irã de ocultar, sob um programa civil, outro projeto militar paralelo cujo objetivo seria a aquisição de arsenal atômico.

Na quarta-feira, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou que as principais potências mundiais esperarão até setembro para estudar as possibilidades de negociação com o Irã do tema nuclear ou decidir se endurecem as sanções.

O presidente americano, Barack Obama, se expressou ontem na mesma linha que Sarkozy e advertiu que o Ocidente não está disposto a esperar de forma indefinida e que o Irã tem setembro como prazo. EFE jm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG