positivas sobre cooperação com AIEA - Mundo - iG" /

Irã diz manter conversas positivas sobre cooperação com AIEA

Por Parisa Hafezi TEERÃ (Reuters) - O Irã fez na terça-feira uma avaliação otimista dos dois dias de conversas com um importante investigador da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) que examina as suspeitas ocidentais de que Teerã tenha estudado secretamente projetos de armas atômicas.

Reuters |

'As conversas com [Olli] Heinonen foram positivas', disse à Reuters uma importante fonte oficial iraniana, sob anonimato e sem explicar o que foi discutido.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) diz que só fará comentários depois da volta de Heinonen a Viena, na quarta-feira.

Diplomatas próximos à AIEA dizem que o objetivo dos encontros era obter respostas substanciais do Irã às suspeitas.

O Irã nega a intenção de desenvolver armas nucleares, mas não apresenta provas nesse sentido, segundo essas fontes.

Autoridades iranianas haviam dito anteriormente que a visita de Heinonen se destinava a 'avançar a cooperação' com a AIEA e que Teerã já havia esclarecido previamente as suspeitas ocidentais.

O Irã diz que seu programa nuclear é voltado apenas para a geração de eletricidade com fins civis, para que o país possa exportar seus excedentes de gás e petróleo. Mas o Ocidente continua vendo a República Islâmica com suspeitas.

Na semana passada, o presidente dos EUA, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prometeram impedir o Irã de desenvolver armas nucleares, provavelmente com mais sanções.

A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, manifestou na terça-feira em Berlim frustração com a falta de avanços na disputa com o Irã.

(Reportagem adicional de Gernot Heller em Berlim)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG