Teerã, 27 jan (EFE).- O Irã pediu hoje à nova Administração americana medidas concretas que demonstrem a veracidade de sua vontade de mudança.

"Em diversas ocasiões, nosso presidente (Mahmoud Ahmadinejad) definiu qual é a posição do Irã e assinalou a necessidade de uma mudança na política dos Estados Unidos. Agora esperamos medidas concretas da Casa Branca", disse o porta-voz do Governo iraniano, Gholam-Hossein Elham, à agência "Isna".

A nova secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse hoje que Teerã "tem uma chance clara" de mostrar que quer cooperar com a comunidade internacional.

"Os iranianos têm uma chance clara (...) de demonstrar que têm um desejo verdadeiro de se integrar na comunidade internacional. Tudo depende realmente deles", disse Hillary.

Quase ao mesmo tempo, o presidente americano, Barack Obama, afirmou à emissora de TV "Al Arabiya", de propriedade saudita, que está disposto a "abrir uma nova era de entendimento com os muçulmanos e de empreender uma nova visão americana do Oriente Médio".

Estados Unidos e Irã romperam relações diplomáticas após a revolução islâmica de 1979. EFE jm/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.