permitirá avançar - Mundo - iG" /

Irã diz a Solana que nova oferta de diálogo permitirá avançar

Teerã, 23 abr (EFE).- A nova oferta de diálogo que o Irã apresentará à comunidade internacional para resolver a disputa nuclear inclui pontos construtivos que favorecerão o progresso, disse hoje o chefe de negociação iraniano, Said Jalili.

EFE |

Em uma conversa telefônica com o alto responsável de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, o responsável iraniano ressaltou que "a resposta contém uma nova e mais adequada orientação, que permitirá avançar em uma atmosfera de respeito mútuo".

"Ao ter adaptado nossa oferta do ano passado, a República Islâmica mostra que está aberta a um diálogo construtivo e à interação", disse.

Neste sentido, Jalili ressaltou que "a linguagem da força e da ameaça se mostrou ineficaz".

A comunidade internacional, com Estados Unidos, Israel e os principais países da União Europeia à frente, acusa o Irã de utilizar seu programa de energia civil para desenvolver um projeto paralelo cujo fim é a obtenção de um programa nuclear armamentístico.

Há duas semanas, o grupo de negociação formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha ofereceu ao Irã iniciar uma nova via de diálogo.

No comunicado oficial de resposta, o Irã aceitou a oferta, mas deixou claro, no entanto, que em nenhum caso pretende renunciar a seu polêmico programa de enriquecimento de urânio.

Além disso, insistiu em que o pacote não se limita ao polêmico programa nuclear, mas abrange temas sobre a nova ordem e a segurança global. EFE msh-jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG