gestos concretos , diz Miliband - Mundo - iG" /

Irã deve provar intenções pacíficas com gestos concretos , diz Miliband

O Irã tem que mostrar com gestos concretos que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos, declarou neste domingo o ministro britânico das Relações Exteriores, David Miliband.

AFP |

Questionado pelo canal Sky News sobre o abandono, quinta-feira, pelo presidente americano Barack Obama, de um projeto de escudo antimísseis na Europa que acirrava as tensões com a Rússia, Miliband respondeu que foi uma decisão "pragmática e judiciosa", afirmando que os países do leste europeu não ficarão desprotegidos.

"A nova Otan ampliada assumiu compromissos obrigatórios em matéria de defesa do território de seus membros, e os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão ao lado de seus amigos", destacou o ministro. "Contudo, também é importante reconhecer que tanto a Rússia como nós temos interesse em combater os perigos decorrentes da proliferação nuclear", acrescentou.

"O problema iraniano é evidente, e deve ser tratado em conjunto com o da Coreia do Norte. Chegou a hora para o Irã de provar com gestos concretos que seu programa nuclear de enriquecimento de urânio tem apenas fins pacíficos", prosseguiu o ministro.

"O Irã deve mostrar com gestos concretos que deseja viver segundo as regras do tratado de não proliferação, que desempenhou um papel fundamental para limitar a proliferação nuclear nos últimos 40 anos", observou.

O chanceler britânico informou que viajará a Nova York nos próximos dias para se reunir com seus colegas dos outros cinco países envolvidos nas negociações com Teerã (Estados Unidos, Rússia, China, França e Alemanha), com o objetivo de preparar "a reunião dos diretores políticos de 1 de outubro".

elm/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG