Teerã, 2 jan (EFE).- O imame do sermão oficial das sextas-feiras em Teerã, o ex-presidente iraniano Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, destacou hoje que o grupo palestino Hamas melhorou seus sistemas de defesa e antecipou uma segura derrota de Israel se lança uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.

"Esta vez os palestinos têm armamento que pode impactar de longe os tanques (israelenses), portanto, se os israelenses empreenderem uma guerra terrestre, não podem conseguir nada", afirmou Rafsanjani.

O ex-governante, também chefe da Assembléia de Especialistas do Irã, foi o encarregado de pronunciar o sermão político-religioso das sextas-feiras em Teerã, considerado como expressão do regime iraniano.

Segundo a agência iraniana "Mehr", Rafsanjani colocou em dúvida que os tanques israelenses, se entrarem em Gaza, consigam romper a resistência do movimento palestino Hamas, um dos grupos radicais da região que se suspeita recebe apoio financeiro do regime iraniano.

"Os foguetes do Hamas têm a cada dia uma capacidade maior de alcance, e os israelenses, que até agora se viam ameaçados pelos foguetes do Hisbolá (desde o Líbano), agora estão sob a ameaça dos lançados por Gaza", disse Rafsanjani.

Acrescentou que esses projéteis não são aparatos de grande tecnologia, mas "fabricados à mão". EFE msh/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.