Irã destaca ambiente construtivo durante visita da missão da AIEA

Teerã, 21 ago (EFE).- O Irã destacou o ambiente construtivo durante a visita esta semana de uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo o embaixador iraniano diante desta organização, Ali Asghar Soltanieh.

EFE |

Em declarações publicadas hoje pela agência estatal "Irna", Soltanieh disse que "as negociações sobre a cooperação técnica entre o Irã e a AIEA continuarão".

O alto funcionário iraniano especificou que os encontros se limitaram a questões científicas e técnicas.

A missão, liderada pelo diretor adjunto da AIEA, Olli Heinonen, aterrissou em Teerã na segunda-feira passada e deixou o país nesta quarta-feira à noite.

O vice-presidente da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohamad Saeedi, qualificou as conversas com Heinonen como "positivas" e acrescentou que as duas partes decidiram continuar negociando sobre o tema das inspeções.

Esta foi a segunda viagem de Heinonen a Teerã em agosto, depois da que realizou no último dia 7.

Estas visitas ocorrem em um momento de fortes tensões entre o Irã e o Ocidente, devido às suspeitas levantadas pelo programa de enriquecimento de urânio desenvolvido por Teerã.

O diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, deve apresentar em setembro um relatório sobre o programa nuclear iraniano ao Conselho de Governadores da organização. EFE ju/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG