Irã defende Coreia do Norte e alerta para instabilidade na região

Teerã, 6 abr (EFE).- O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hassan Qashqavi, defendeu hoje a decisão da Coreia do Norte de lançar um foguete de longo alcance e alertou para a tomada de qualquer ação que ponha em risco a estabilidade no Extremo Oriente.

EFE |

"O Irã tem o direito legítimo de desfrutar da tecnologia espacial para fins pacíficos cumprindo as regras internacionais e acredita que esse direito também se estende ao resto dos países do mundo", disse Qashqavi em sua entrevista coletiva semanal.

Apesar das advertências da comunidade internacional, a Coreia do Norte lançou na noite de sábado um foguete cujo objetivo declarado era o de pôr em órbita um satélite de comunicações.

Tanto os Estados Unidos quanto o Japão denunciaram que, na realidade, o lançamento esconde um teste para o desenvolvimento de um míssil que seria capaz de alcançar o estado americano do Alasca.

O ministro iraniano voltou a insistir em que o programa de mísseis de seu país não tem vínculo com o que pode ser desenvolvido por Pyongyang.

"A Coreia do Norte começou seu programa espacial há vários anos e já lançou foguetes ao espaço em diversas ocasiões", afirmou Qashqavi.

O jornal japonês "Sankei Shimbun" publicou dias atrás que uma delegação composta por 15 especialistas iranianos foi a Pyongyang no início de março para colaborar no lançamento do foguete, informação taxativamente negada pela embaixada do Irã em Tóquio.

Qashqavi também alertou para qualquer tipo de ação ou de movimento que possa significar instabilidade "em uma região tão sensível como o Extremo Oriente".

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão exigiram sanções ao regime de Pyongyang pela suposta violação de uma resolução emitida em 2006 pelo Conselho de Segurança da ONU, mas se depararam com as reservas de China e Rússia, membros permanentes do órgão e que, por isso, têm direito a veto. EFE jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG