IRA da Continuidade, um dos principais grupos dissidentes do IRA

O IRA da Continuidade, que nesta terça-feira reivindicou o assassinato de um policial na Irlanda do Norte, é, junto com o IRA Autêntico, um dos principais grupos dissidentes do Exército Republicano Irlandês (IRA), ambos hostis ao processo de paz.

AFP |

O IRA da Continuidade é um movimento radical que rejeita qualquer tipo de acordo que não inclua a anexação da Irlanda do Norte, província britânica, à República da Irlanda. "Continuidade" se refere à fidelidade do grupo à missão original do IRA, que consistia em expulsar os ingleses do Ulster.

A milícia católica do IRA é um dos principais atores de um conflito de 30 anos entre católicos e protestantes, conhecido eufemisticamente como os "Distúrbios", que deixou mais de 3.500 mortos até assinatura dos Acordos de Paz da Sexta-Feira Santa, em 1998. O IRA abandonou a luta armada depois deste acordo.

O IRA da Continudade foi fundado como ala militar do partido Republican Sinn Fein, formação criada em 1986 após uma cisão do Sinn Fein, braço político do IRA. O Republican Sinn Fein, no entanto, nega ter uma ala militar.

O IRA da Continuidade foi responsável, entre outros, pelo atentado de 1996 contra um hotel em Enniskillen, no qual 17 pessoas ficaram feridas. Na ocasião, mais de 500 quilos de explosivos foram utilizados.

Segundo especialistas, o IRA da Continuidade teria sido superado pelo IRA Autêntico em sua tentativa de conquistar os radicais do IRA. O IRA da Continuidade, também chamado de CIRA (Continuity IRA), é relativamente menos conhecido que o IRA Autêntico, que ganhou as manchetes depois do atentado praticado em Omagh, o mais violento da história irlandesa, que deixou 29 mortos em 1998.

Em seu último relatório, publicado em novembro, a Comissão Independente de Controle advertiu que "o CIRA continua ativo, perigoso e devcidido, e tem o potencial para provocar um nível elevado de violência e outros crimes".

lv/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG