Teerã, 9 dez (EFE).- Os iranianos foram convocados hoje a participar de manifestações que acontecerão na próxima sexta-feira para condenar o bloqueio israelense à Faixa de Gaza e apoiar os palestinos que vivem em Hebron (Cisjordânia).

Segundo a agência de notícias "Irna", as concentrações foram convocadas por todo o país por duas organizações, o Comitê Central de Jerusalém e a Intifada, ambas supervisionadas pelo Governo iraniano.

Em comunicado, as associações disseram que serão utilizadas "palavras de ordem que pedem justiça, igualdade e liberdade", com o objetivo de que "o mundo inteiro escute estas palavras".

"As vozes do povo iraniano", acrescentou o comunicado, "expressarão a rejeição à entidade sionista, usurpadora de Jerusalém, e à injustiça de um regime que considera o terrorismo e a violência como parte da tarefa de governar".

Israel impede a entrada e saída de bens e pessoas na Faixa de Gaza desde que o movimento islâmico Hamas assumiu o controle do território palestino, em junho de 2007.

Enquanto isso, a população palestina de Hebron, na Cisjordânia, foi alvo de vários ataques após a recente desocupação, ordenada pela Corte Suprema e executada pelo Exército israelense, dos colonos judeus que estavam em uma propriedade em disputa na localidade. EFE nq-ju/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.