Irã convoca encarregado de negócios argentino para protestar

Teerã, 24 ago (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores do Irã convocou hoje o encarregado de negócios da Argentina em Teerã, Mario Quinteros, para expressar um protesto pelo que o Irã considera uma interferência nos assuntos internos da República Islâmica.

EFE |

Segundo disse à Agência Efe o próprio escritório argentino, o Irã expressou sua insatisfação pelas declarações das autoridades argentinas sobre o general Ahmad Vahidi, proposto pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, como futuro ministro da Defesa.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hassan Qashqavi, criticou no domingo a posição da Argentina e advertiu que o Irã considera uma interferência em seus assuntos internos.

Na semana passada, a Argentina expressou seu descontentamento com a escolha de Vahidi, a quem acusa de ser um dos responsáveis intelectuais do atentado com bomba que matou 85 pessoas na Amia, centro judaico de Buenos Aires, em 1994.

A autoria física do atentado foi atribuída ao braço armado do grupo xiita libanês Hisbolá, criado e financiado pelo Irã. O porta-voz lembrou que a Justiça argentina não conseguiu apresentar provas contra Vahidi nem contra outros quatro cidadãos iranianos que estariam envolvidos. EFE msh-jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG