Irã convoca embaixadores e representantes da UE em Teerã

Bruxelas, 21 jun (EFE).- O Governo iraniano convocou ao longo do dia os embaixadores e representantes dos países da União Europeia em Teerã, segundo informaram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas da República Tcheca, país que preside a UE este semestre.

EFE |

O ministro de Exteriores tcheco, Jan Kohout, afirmou hoje em um debate exibido pela televisão pública do país que as autoridades iranianas tinham chamado os diplomatas europeus.

Fontes da Presidência tcheca destacaram que a UE trabalha na redação de um novo comunicado que espera tornar público "o mais rápido possível", assim que for aprovado pelos 27 países-membros do bloco.

"A UE está considerando que passos dar agora", disseram, e acrescentaram que o possível motivo da convocação dos embaixadores europeus pode ser a "reação" expressada pelo bloco sobre a situação pela qual passa o Irã.

Depois de se reunir na sexta-feira em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo europeus expressaram a "firme" condenação à repressão contra os manifestantes no Irã, e destacaram que "os resultados das eleições devem refletir as aspirações e desejos do povo iraniano".

Além disso, criticaram os obstáculos à imprensa internacional para desempenhar seu trabalho, "em evidente contraste com o período relativamente aberto e promissor da campanha eleitoral". EFE rja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG