Irã confirma visita de Heinonen e diz que continuará cooperando com a AIEA

Teerã, 27 abr (EFE).- O Irã confirmou que o número dois da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen, visitará Teerã amanhã, e garantiu que continuará cooperando com a agência nuclear internacional, embora tenha realçado que já respondeu a todas as perguntas sobre seu programa atômico.

EFE |

A AIEA anunciou no último dia 23, após uma visita de Heinonen ao Irã, que havia alcançado um acordo com Teerã para esclarecer as suspeitas sobre supostos trabalhos nucleares militares no país.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini, citado pela agência "MEHR", confirmou que o "Irã está disposto a estabelecer uma agenda para responder às possíveis perguntas da AIEA".

No entanto, lembrou que as questões colocadas pela AIEA no plano marco (de agosto passado) foram esclarecidas e que a postura sobre os estudos foi dada.

Apesar das afirmações da AIEA sobre o novo acordo alcançado com Teerã, Hosseini insistiu que durante a última visita de Heinonen "não se falou deste tema (os estudos secretos) e não se falará dele durante a viagem que o responsável internacional realizará amanhã ao Irã.

O Irã afirma que seu programa é pacífico, e rejeita suspender as atividades de enriquecimento de urânio, como é exigido pelo Conselho de Segurança da ONU.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou hoje a postura de seu país em relação ao tema, e reafirmou que "o trem das atividades nucleares pacíficas do Irã passou, graças a Deus, por todas as principais estações", de acordo com a "MEHR". EFE msh-fa/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG