Irã confirma que não participará de cúpula sobre Afeganistão

Teerã, 27 jan (EFE).- O Irã não participará da cúpula sobre o Afeganistão que começa amanhã em Londres, confirmou hoje o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast.

EFE |

"Levando em conta que o objetivo desta reunião é estudar o fortalecimento das soluções militares, junto ao critério duplo usado no tratamento dos grupos no Afeganistão e a retração das soluções regionais, o Irã não considera útil sua presença em uma conferência que insiste nos erros do passado", afirmou.

"Achamos que (a cúpula) não é construtiva para solucionar os problemas do Afeganistão", acrescentou Mehmanparast, citado pela agência de notícias local "Fars".

O porta-voz iraniano reiterou que a presença de militares estrangeiros, a produção de drogas, a pobreza e o desemprego são os principais problemas do Afeganistão e sugeriu que é necessário "se aproximar da questão com uma perspectiva realista" para encontrar uma saída.

"A criação de infraestrutura econômica e a erradicação do cultivo de drogas devem ser partes de destaque da agenda em vez da despesa militar", afirmou.

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, antecipou nesta semana que seu país "estudava" a proposta de comunicado final e advertiu que o Irã não participaria da cúpula se todas suas preocupações não fossem incluídas.

Organizado pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, o encontro deve contar com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente afegão, Hamid Karzai. EFE msh-jm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG